Polissemia
Polissemia é um fenômeno linguístico caracterizado pela existência de um termo que apresenta mais de um significado. A palavra polissemia tem origem no termo grego polysemos (algo que tem muitos significados). Consiste na propriedade que algumas palavras e locuções têm de expressar um conjunto de sentidos diferentes, mas que guardam relação entre si, pertencendo, assim, ao mesmo campo semântico. O significado que a palavra polissêmica assume depende de fatores etimológicos, uso de metáfora e o contexto no qual se insere.
Em 1) temos um dos sentidos do verbo “chutar”; significando dar chute em, em outras palavras, mover “coisas” (exemplo, bola) utilizando o pé, assim como fazem os jogadores de futebol.
Em 2) temos outra possibilidade de sentido “tentar acertar, arriscando”, ou seja, tentativa de adivinhar a resposta certa, embora desconheça esta resposta. Nesse caso, tem sentido de “adivinhar”.
Em 3) o sentido é de “por de lado; desprezar, perder a calma, enraivecer”, ou melhor, acabar com um relacionamento (exemplo, namoro) que não está dando certo. Nesse contexto, tem-se uma expressão bem conhecida entre os brasileiros: “chutar o pau da barraca” que é uma gíria usada para descrever uma situação em que estamos fartos de algo e queremos acabar com tudo. Exemplo: A menina chutou o pau da barraca quando sua colega faltou no dia da apresentação do trabalho da faculdade.
Já que estamos em época de Pandemia 2020, e lidando com o coronavírus, qual é o seu chute (palpite)? Quando chegará a tão esperada vacina da Covid-19 no Brasil?
Arte @juuu.silveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário