Faça parte do nosso diário de bordo referente à comunicação, às possibilidades da língua, e à percepção de que as línguas são vivas e dinâmicas: estão aí para serem usadas a nosso bel prazer! Fica o convite para navegarem, interagirem, criticarem e contribuírem na direção desta viagem extrovertida pelo mundo da língua portuguesa (e brasileira)! Sejam bem vindos, e, antes de entrar "neste recinto", libertem-se de seus medos e preconceitos, e divirtam-se junto com a gente!
6 de abr. de 2021
O tópico de hoje nos remete a um momento triste, porque tal dúvida de grafia surgiu em função da pandemia do coronavírus (Covid-19).
Apesar de o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) registrar apenas a forma “entubado”, outros dicionários registram também o verbo “intubar”, ou seja, o particípio “intubado” também é aceito, sendo, preferencialmente, usado na medicina.
No dicionário Houaiss, consta que “intubar” consiste em realizar uma intubação, enquanto que “entubar”, entre outros significados, é dar feição ou forma de tubo. No entanto, as duas formas verbais podem ser usadas para indicar, na medicina, a introdução de um tubo em alguma cavidade do corpo humano. Seguem exemplos:
A paciente precisou ser entubada/intubada às pressas.
Veja outros exemplos de uso geral com a forma “entubado”:
As miçangas foram entubadas para uso em artesanato.
O surfista ficou entubado naquela onda “irada”.
O gás foi entubado naquele aparelho.
É isso! Cuidem-se ;p
Arte: @juuu.silveira
#ortografia #intubado #entubado #VOLP #dicacotidiana #Houaiss #português #professoradeportuguês #línguaportuguesa #linguística #textoecontexto #professoraanakellybrustolin #coronavirusbrazil #covid_19 #pandemiacoronavirus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário