20 de ago. de 2010

O que a escola faz com a tecnologia? E o que a tecnologia faz com a escola?

Este tema foi discutido por Alberto Tornaghi, na edição da revista TV Escola de março/abril de 2010. Segundo Tornaghi (2010), a escola deve deixar que a tecnologia seja um espaço de produção, de exploração, de experimentação e de colaboração para seus alunos. Concordo com Tornaghi e, além de refletir sobre tal assunto, realizo a prática do mesmo na escola em que atuo, uma vez que estamos participando de um projeto piloto "One Laptop Per Child" e utilizando o "XO" na sala de aula. Nesse sentido, percebo que é importante, também, uma boa formação para os professores, uma vez que muitos deles ainda não dominam esta "nova" ferramenta, nem esta "nova" maneira de ensinar... Sendo assim, a tecnologia não deve ser utilizada tão somente em sala de aula, mas fazer parte da vida cotidiana dos docentes e dos alunos, por isso a importância de estimular e proporcionar esta nova cultura nas escolas. 
Para motivar a mudança de atitude dos educadores em relação ao uso da tecnologia, o MEC criou uma nova plataforma de interação: o Portal do Professor e o Portal do Aluno, a saber: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html e http://www.portaldoaluno.org.br, respectivamente. Que tal acessar?


"Começar não é apenas
um tipo de ação. 
É também um estado de espírito, 
um tipo de trabalho, uma atitude,
uma consciência."
Albert Einstein

5 comentários:

  1. Ana

    Isto mesmo!! Tornaghi (2010) procura, numa linguagem bem acessível, conscientizar professores a usarem a internet para seu próprio benefício. Para professores que estão começando a usar esta nova tecnologia, o texto é muito pertinente. e o projeto XO está dando certo??

    Abcssss

    GI

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você! Alguns professores ainda são resistentes à tecnologia. Mas quando descobrirem as facilidades que ela proporciona com certeza irão se encantar!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia os sites. Legal ter postado os links. Dividir informações é somar conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana!

    Só hoje que vi a sua mensagem no meu blog, por isso que demorei para te responder.

    Anote o meu contato para podermos conversar melhor: luciana.desenhista@gmail.com

    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana!

    Gostei muito da sua postagem sobre esse tema, pois tem tudo a ver com o momento pelo qual estamos vivenciando aqui na EBIAS.
    A fim de otimizar o processo aprendizagem, devemos sim propiciar a interação entre professores, alunos e as novas tecnologias, oportunizando aos nossos alunos um caminho informatizado de ampliar conhecimentos diversificados.

    Bjos, Angela

    ResponderExcluir