11 de nov. de 2010

Visita à EBIAS de Maria Celeste Neves Carvalho: a “artista que pinta com as agulhas”

A artista Maria Celeste Neves Carvalho tem o título de a “artista que pinta com as agulhas” e fez uma visita à Escola Intendente Aricomedes da Silva - EBIAS, no dia 11 de novembro de 2010. Ela foi recebida pelas professoras Ana Kelly Borba da Silva Brustolin, Flaviana Cristina Meneguele, Maria Luiza Westphal e Roberta Fantin Schnell na Sala Ambiente de Português, para um fascinante encontro com os alunos da sexta série. Outros profissionais estavam presentes, Elisângela (bibliotecária), Edla (CERTI), Elizângela (CERTI), Suleica (NTM), Osvaldo (Repórter da Rádio UDESC), entre outros, que prestigiaram o Evento referente ao PROJETO LENDO E TECENDO... organizado pelas Professoras supracitadas e pela Coordenadora do Projeto "Clube da Leitura", Heliete.

Desde outubro, os alunos se envolveram com as atividades propostas pelas professoras a partir da leitura da obra "Fábulas de Linha e Agulha: artes de Maria Celeste" (organização do escritor Dennis Radünz e prefácio do artista plástico e crítico de arte Janga Neves ). Além da leitura desta obra, os alunos também leram o conto de Machado de Assis “Um apólogo”, pesquisaram sobre a cultura de Florianópolis e sobre a biografia da artista, escreveram seus próprios contos, poesias, debruçaram-se sobre o gênero entrevista e sobre o blog do projeto e fizeram uma releitura das obras da artista – trabalhos realizados de modo interdisciplinar: português-geografia-matemática.
 A abertura do evento contou com a participação da contadora de história Fabrícia Brito – que contou a história dos “Floquinhos de carinho” – receber CARINHO é muito bom. E o simples gesto de lembrar que alguém existe é a maneira mais simples de fazê-lo. Que emoção foram os abraços, os olhares, as lágrimas, os sorrisos...
Maria Celeste  foi recepcionada e entrevistada pelos alunos-jornalistas, que curiosos tinham questões sobre sua infância, sobre a vida da escritora, se gostava de ler quando era criança, se já escrevia, o que a inspirou a escrever tal obra, como era o Intendente Aricomedes (que Lea conheceu pessoalmente), entre outras. Quiseram saber se ela “já furou” muito o seu dedo, se os netos dela apreciam suas obras, se ela passou seu talento para sua filha, entre outros. Segundo Maria Celeste ela borda e sua filha pinta, ou seja, elas pintam e bordam!
A artista de 91 anos aconselhou as crianças a cultivarem seus talentos, sempre! Após, a contadora de histórias Fabrícia Brito cantou “Alecrim Dourado” junto com os alunos e demais presentes que muito se emocionaram e Maria Celeste recebeu uma lembrança dos alunos e das professoras – uma boneca de pano (que representa ela mesma), uma pasta personalizada para ela repleta de acrósticos com o seu nome e livros sobre a Ilha. A contadora de histórias também foi presenteada pelos alunos que adoraram suas histórias e sua delicadeza.


Por fim, a artista Maria Celeste fez uma “sessão autógrafo” rodeada pelas crianças e por seus olhares emocionados, recebendo em troca muitos “floquinhos de carinho”! Agradecemos à Maria Celeste e sua filha por nos dar a honra de suas presenças e parabenizamos aos alunos pela educação, carinho e bela participação para com a escritora nesse momento descontraído e cheio de encantamento que enriqueceu ainda mais o nosso 


amor pela leitura e pela arte. 


Profª Ana Kelly Borba da Silva Brustolin



Marizilda Araújo e Sonia Berti,
 muito obrigada pelo bolo 
que preparam para as crianças 
e para os convidados.







">


18 comentários:

  1. Dia da Maria Celeste

    Naquele dia nós gostamos muito de conhecer as histórias dela, as perguntas e respostas foram muito legal! A contadora de história, contou uma grande história, o nome é "floquinhos de carinho". Era muito legal e fez algumas pessoas chorar, mas eu acho que era de felicidade. Na entrega dos presentes para a Maria Celeste foi muito legal, no final pegamos autógrafos da Maria Celeste e da Contadora de histórias. Nós amamos.

    Nome: Celso, Wellington e Mario
    Turma: 61 Disciplina: Português
    Prof: Ana Kelly

    ResponderExcluir
  2. Bom, a visita da Maria Celeste foi muito importante porque ela é uma pessoa muito especial, além de ser muito querida! Também descobrimos muitas coisas... sabemos que Maria Celeste conheceu o Intendente Aricomedes (o nome da nossa escola) e que ela é afilhada do Hercílio Luz (nome da Ponte).
    Adoramos a história dos "Floquinhos de Carinho"!

    Abraços Maria Eduarda e Ada Maria
    turma:61

    ResponderExcluir
  3. A visita de MARIA CELESTE


    Gostei muito da MARIA CELESTE e dos contos e das canções da Sabrina. Gostei das perguntas dos colegas e também da professora Ana Kelly que preparou uma coisa tão legal pra NÓS... mais foi muito legal mesmo, então OS PROFESSORES(a) estão de parabéns !!!
    ROQUE
    TURMA:61

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei das perguntas,da história do floquinho de carinho e também da presença da Maria Celeste,
    gostei muito da Maria Celeste,
    eu também gostei das autográfo da Maria Celeste.
    E não gostei das conversa dos meninos.

    ass:Giovana de andrade t:61

    ResponderExcluir
  5. A visita da Maria Celeste

    O dia 11 de novembro de 2010 foi o dia em que a turma 61 recebeu a visita da Maria Celeste. Foi uma visita muito marcante.Também foi legal, pois conhecemos um pouco da história de uma artista tão importante.

    Nome:katherine e aline
    turma:61

    ResponderExcluir
  6. Maria Celeste Neves!!!
    *Eu gostei muito da entrevista com a Maria Celeste, ela é muito legal e tem muito senso de humor.

    *Ela tem muito carisma e gosta do que faz. Pelo visto toda a nossa turma acha que ela é nossa vovó, porque ela é muito legal e brincalhona.

    *Gostamos muito da Maria Celeste, ela tem o que quase todas as vovós tem: o sorriso no rosto e ela é muito linda, querida e queria que ela fizesse parte da minha família.

    Beijos Para Maria Celeste e Muitos Floquinhos de carinho!!!

    By:Ricardo e Vanessa!!!
    T:61

    ResponderExcluir
  7. Professora eu gostei muito da Maria Celeste, eu não fiz pergunta porque não tinha o que perguntar. Eu gostei da história "Floquinhos de Carinho". Nós tiramos muitas fotos e fizemos vídeos!

    Nome: Felipe Disciplina: Português
    Turma: 61
    Prof: Ana Kelly

    ResponderExcluir
  8. Adoramos conhecer a Maria Celeste,ela é muito querida e as obras dela são muito bonitas e foi muito encantador escutar a Fabricia Brito cantar, ela tem uma voz muito bonita. E também a história dos floquinhos de carinho foi emocionante.
    Muita gente se emocionou com a Maria Celeste,foi um dia muito especial para todos nós e no final os autógrafos foi legal também
    BJSsSsS
    Sibele Peixoto e Shauanda Tidres
    S2-----S2

    ResponderExcluir
  9. Maria Celeste visitou nossa turma no dia 11-11-2010(quita- feira).
    Ela é uma senhora muito gentil,divertida super de bem com a vida,respondeu todas as perguntas com paciência.
    Também gostei muito da Fabricia que contou uma estória chamada "floquinhos de carinho",muitas pessoas se emocionaram.
    Foi uma aula bem diferente e bem divertida!

    Bruna T:61

    ResponderExcluir
  10. No dia que a Maria Celeste veio visitar a turma 61
    Esse dia foi muito emocionante,foi uma aula bem diferente, quando a moça chamada Fábricia contou a história dos "Floquinhos de Carinho" essa história foi muito bonita eu até chorei.Eu gostei de ver a Maria Celeste foi legal conhecer um pouco dela.Para falar a verdade essa aula não tinha nada chato e nem ruim foi legal! Adorei1!!!!

    Nome: Fernanda
    Turma:61

    ResponderExcluir
  11. PROFESSORA,

    SOBRE A MARIA CELESTE NEVES CARVALHO

    A SENHORA MARIA CELESTE VEIO À ESCOLA DIA {11.11.2010 QUINTA-FEIRA}.
    ELA É UMA MULHER:ENCANTADORA,ADORÁVEL,SINCERA,LEGAL E DOCE.
    EU TAMBÉM GOSTEI MUITO DA FABRÍCIA BRTO, ELA CANTA COMO OS PÁSSAROS ENCANTADORES E SUA VOZ É LINDA E SUAVE. ELA CONTOU UMA HISTÓRIA CHAMADA "FLOQUINHO DE CARINHO", EU ADOREI! ELA TAMBÉM CANTOU A MÚSICA "ALECRIM DOURADO" NO FIM DO EVENTO.
    NÓS DA TURMA NÃO GOSTAMOS DOS MENINOS QUE ESTAVAM CONVERSANDO ATRÁS DE NÓS, COMO A MARIA CELESTE FALAVA MUITO BAIXO NÃO DEU PARA ESCUTAR DIREITO.

    MARIA NÓS ADORAMOS A SUA PRESENÇA!
    KATRINE
    T. 61

    ResponderExcluir
  12. Maria Celeste
    Nós amamos a Maria Celeste, ela é muito simpática fofa e linda e a contadora de história, então, é um amor de pessoa, ela canta tão bem que as pessoas se impressionam!
    Todas elas foram um amor de pessoa com a gente, tiveram muita paciência com os alunos na hora de responder as perguntas. Amei os floquinhos de Carinhos.Nos gostaríamos de uma próxima visita.E também agradecer as professoras:Ana Kelly(Portugues),Maria luiza(geografia),Flaviana(matematica)e Roberta.

    Nome:Pamela e Miriã t:61

    ResponderExcluir
  13. Maria Celeste Neves!!!
    *Eu gostei muito da entrevista com a Maria Celeste, ela é muito legal e tem muito senso de humor.

    *Ela tem muito carisma e gosta do que faz. Pelo visto toda a nossa turma acha que ela é nossa vovó, porque ela é muito legal e brincalhona.

    *Gostamos muito da Maria Celeste, ela tem o que quase todas as vovós tem: o sorriso no rosto e ela é muito linda, querida e queria que ela fizesse parte da minha família.

    Beijos Para Maria Celeste e Muitos Floquinhos de carinho!!!

    By:Ricardo e Vanessa!!!
    T 61

    ResponderExcluir
  14. Eu achei muito legal o encontro com a Maria Celeste.Ela é uma pessoa simples.Eu gostei muito dela como todas as idosas ela é gentil e prestativa.
    Eu gostaria de vê-la mais vezes! Olivro dela é explêndido! E o esforço que ela fez para vir aqui na escola?1 Ela não exitou... e para ela, como é uma pessoa idosa, é difícil subir toda a rampa, além de ser muito cansativo, mas do mesmo jeito ela veio!
    Eu gostaria que tivesse outros encontros como esse com outros artistas! =D
    Eu gostei muito da contadora de história, me emocionei com a história que ela contou! Hoje eu me lembro da história dos "floquinhos de carinhos" e me emociono... Eu deixo a minha sugestão para uma próxima: trazer um poeta.
    Beijos
    Elia/turma 61

    ResponderExcluir
  15. maria celeste de carvalho neves é uma pessoa muito maravilhosa que faz trabalhos com a agulha. Os trabalhos dela são muito legais como o trabalho da "BENZEDEIRA" eu achei todos muito legais,a maria celeste é legal simpatica maravilhosa.
    Adorei tudo!
    Ronei
    t. 61

    ResponderExcluir
  16. Que bom que vocês gostaram, queridos alunos! Vocês são uns amados!
    Tenho muito orgulho de ser professora de vocês. Nesse evento mostraram o quão educados, responsáveis, participativos e amigáveis são =D
    Parabéns e continuem assim... Vocês são maravilhosos!
    Beijos da Profª COM MUITO AMOR!
    Muitos "floquinhos de carinho a todos!"

    ResponderExcluir
  17. Tenho que parabenizar as professoras Ana Kelly, Flaviana e Malu, que toparam o desafio de desenvoler este belíssimo trabalho interdisciplinar.
    Trabalhar com matemática, geografia, língua, literatura e tecnologia foi fantástico. Que bom que tive o prazer de participar deste processo.
    Um PARABÉNS especial aos alunos da turma 61, que foram simplesmente maravilhosos ao longo do trabalho e no dia do encontro. Foi um prazer fazer parte do cotidiano escolar dessa meninada linda.
    Bjinho a todos e todas.

    ResponderExcluir
  18. Foi mesmo emocionante conviver com vocês todos naquele dia. Estão todos de parabéns pelo belo trabalho realizado: as professoras, os meninos e meninas, a Roberta. Toda a escola EBIAS!

    Grande abraço a todos.
    Edla

    ResponderExcluir