19 de out. de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=Bqnl_jkJnuo&feature=share&fbclid=IwAR17QSdyrOYngYr6axI_GhUmO_H3t558-qcwZPdo_0lTyxAlh6nWks8knAM 

Oi, gente! 

Tive a intenção de fazer esse vídeo com leveza e bom humor para fechar essa semana especial de Dia do Professor e marcar esse período de pandemia. Não sou “the best” no assunto, por isso me deem um desconto e se divirtam comigo, se puderem... A pandemia da Covid-19 obrigou-nos a trocar os quadros e as carteiras escolares pelas telas e pelos aplicativos digitais. E sete meses após a adoção das medidas de distanciamento social e da interrupção das aulas por causa do coronavírus, cá estamos nós, professores, em contínuo processo de renovação. Nesse período, fomos levados a refazer todas as nossas aulas, passar novos exercícios, escrever planos de estudos semanais, gravarmos vídeos, mudarmos a maneira de avaliar, buscarmos ativamente nossos alunos (caçar Pokemon é fichinha perto do que fazemos hehehe) e nos aproximarmos das famílias dos estudantes. 

Uau! Que ano desafiador! O ano de 2020 exigiu-me tantas reflexões e renovações: questionei minha competência, minha formação e meus propósitos. E, ainda, senti-me e sinto-me exausta e me superando como pessoa e profissional o tempo todo. 

“Caraca, mano!” Não é nenhum conto de fadas romântico! É um baita desafio!

Eu amo a escola. Eu amo as gentes. Eu amo o ato de ensinar e aprender. Mas a realidade é surreal e, às vezes, parece que estou vivendo uma história de ficção científica. 

Culpados? Ninguém... Ninguém (de nós) foi “treinado” para viver em isolamento. Sabem de uma coisa?! Vivo uma estranha contradição... Olho para meus alunos tão esgotados e me sinto culpada, todavia há uma autocobrança excessiva e me sinto responsável em continuar lecionando língua portuguesa, porque é essa conexão que nos une e é esse vínculo que posso oferecer a eles (e a mim) nesse momento. 

E sabem o que é mais hilário? Esse ano ainda não me fez desistir kkkk 

Almejo educação de qualidade para todos, mais igualdade e menos preconceito... E só tenho a agradecer por todas as gentes partícipes da minha história (colegas, alunos, pais, professores)! 

Desejo saúde e luz a todos os professores, bravos guerreiros!


Nenhum comentário:

Postar um comentário