30 de out. de 2010

Floripa e leitura em foco

CLUBE DA LEITURA: a gente catarinense em foco
A escritora Yedda Goulart fez uma visita à Escola Intendente Aricomedes da Silva - EBIAS, no dia 28 de outubro de 2010. Ela foi recebida pela professora Ana Kelly Borba da Silva Brustolin, no auditório da escola, para um sedutor encontro com os alunos das quintas séries (51 e 52). Outros professores da escola, Hamilton (ED. física), Carin (ed. física), Roseane (séries iniciais) e Adriana (inglês) prestigiaram o Evento de Leitura e Literatura organizado pela Profª Ana Kelly e pela Coordenadora do Projeto "Clube da Leitura", Heliete.
Desde o início deste semestre, os alunos se envolveram com as atividades propostas pela professora a partir da leitura da obra "Aventuras na Ilha da Magia". Além da leitura da obra, os alunos também assistiram ao filme baseado na obra, enviado por Belli Studio, de Blumenau. “Os alunos trabalharam com a canção “Rancho de amor à Ilha”, de Cláudio Alvim Barbosa (Zininho)”, pesquisaram sobre os pontos turísticos, gastronomia, folclore e localidades da Ilha, e, por fim, produziram acrósticos que deram vida a um Varal Literário na entrada da escola, onde são recepcionados pais, alunos, professores, funcionários e visitantes!
Yedda foi recepcionada e entrevistada pelos alunos-jornalistas, que curiosos tinham questões sobre as diferenças entre a obra e o filme, sobre a vida da escritora, se gostava de ler quando era criança, se já escrevia, o que a inspirou a escrever tal obra, entre outras. Quiseram saber se ela “erra” muito quando escreve um livro, se tem que voltar ao texto, se o marido e os netos dela apreciam ler as suas obras, qual o poeta preferido dela. Yedda disse às crianças que se sente corajosa, porque dediciu ser escritora, ama ler, tem a ajuda e carinho de sua família, inspirou-se em seus netos para escrever a obra “As aventuras na ilha da magia” e destacou a beleza e importância das palavras – que têm muita força! Enfatizou aos alunos a importância da imaginação que ela tanto valoriza... Por fim, Yedda recebeu um presente dos alunos e da professora – uma pasta personalizada para ela repleta de acrósticos com o seu nome – e a escritora sorteou algumas obras para os alunos que ficaram muito felizes, além de fazer uma “sessão autógrafo” rodeada pelas crianças e por seus olhares e sorrisos atentos! Agradecemos à Yedda por nos dar a honra de sua presença e parabenizamos aos alunos pela educação, carinho e participação para com a escritora nesse momento descontraído e prazeroso que enriqueceu ainda mais o nosso amor pela leitura
Profª Ana Kelly Borba da Silva Brustolin













Marizilda Araújo e Sonia Berti, muito obrigada pelo bolo que preparam para as crianças e para os convidados. 

38 comentários:

  1. A visita, da Yedda na escola foi muito legal porque todos gostaram muito dela porque ela é muito educada e sinpatica com os alunos. todos adoraram conhece-la e nós esperamos ter outra visita de algum outro escritor, desenhista...
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Eu achei bem legal a Yedda ter vindo aqui na EBIAS ,
    porque não é sempre que temos uma escritora em
    nossa escola , e ela como uma voluntária nos tratou
    muito bem !
    Os livros dela são bem interessantes , porque tem
    diversão e muitas palavras bonitas , inclusive o livro
    "Aventuras na ilha da magia".
    A Yedda é muito engraçada e divertida , ela conversa
    com bastante calma, e com todo mundo ela é legal ...

    Paloma Duarte

    ResponderExcluir
  3. Yedda Goulart

    Eu achei muito interessante a Yedda Goulart ter vindo aqui na escola , porque isso também faiz parte do nossos estudos , é muito legal a gente pode tira dúvidas sobre os livros que lemos sobre ela e saber também sobre a vida dela. Foi muito interessante da parte dela assim ela também está ajudando a desenvolver nossos estudos.



    Carolaine Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito da escritora Yedda Goulart,porque ela fez muitos livros legais e para fazer o livro aventura na ilha da magia ela se inspirou nos neto Carolina e gabriel,Achei legal que ate teve sorteio que estava valendo o livro aventura na ilha da magia e de um ursinho,ah ,e quando ela falou sobre a vida dela eu gostei mais ainda ,eu gostei da história que a Heliete contou,eu adorei praticamente tudo o oque elas contaram.

    emilly

    ResponderExcluir
  5. A Yedda começou falando das histórias que ela faz para ajudar o aprendizado e que as pessoas possam ler mais. Ela falou que os livros dela são aver com a terra, como:As cidades,os bichos,a natureza,as pessoas,etc...O primeiro livro publicado da Yedda foi com 58 anos. Ela falou que gosta de todos os livros que já leu e que nenhum fez mal para ela. A Yedda já gostava de ler dez de pequena e agora maior gosta muito mais. O livro dela tem aver com a vida dela e dos netos dela moravam em ponta das canas. Os livros da Yedda demoram mais que 4 meses. Quando ela era pequena ela já era ligada, gostava da matéria de português. Por isso gostamos muito dela vindo aqui porque é díficil uma pessoa assim vir na escola de graça e disso achei ela muito simpatica e nos deu um autografo.

    NOME:Eduarda e ketillyn

    ResponderExcluir
  6. Amei muito a palestra,não temos tanta oportunidade de conhecer uma escritora aqui na escola,pensava que a Yedda era bem mais velha.A gente viu o filme e achou muito legal ,lemos o livro e adoramos.Ela disse que não queria as adaptações,mais depois ela viu que ficou muito legal

    ResponderExcluir
  7. Oi professora Ana Kelly,
    No dia 28/10 nós tivemos o grande prazer de conhecer a yedda goulart pessoalmente e nós fisemos muitas perguntas sobre sua carreira na literatura.



    Yedda goulart é uma escritora famosa que gosta de fazer livros de varios tipo infatil e varios outros.Ela muito legal e gosta de criança ela tem 72 anos.



    Marilene e Danielle

    ResponderExcluir
  8. YEDDA GOULART

    EU achei a Yedda Goulart muito simpatia e legal , a gentil fazia uma pergunta sobre o livro dela Aventuras na ilha da magia, e ela respondia corretamente e a amiga dela heliete que falou para Yedda Goulart a nossa escola e ela quis vim conhecer a escola e agente e ela adorou a amiga dela helieti leu um livro que a Yedda Goulart fez para gente o livro fazia a gente entrar num mundo da fantasia e da magia e também a Yedda Goulart sorteou alguns livros que a Yedda Goulart fez e depois nós tivemos que fazer uma fila para ganhar um autografo da Yedda Golart .nome:jaqueline a.d.p turma :51

    ResponderExcluir
  9. A visita da YEDDA GOULART FOI MUITO LEGAL PORQUE EU ACHO QUE pode ser uma unica vez que agente pode conhecer uma escritora muinto famosa e legal, ela foi bem gentil, agente fez muitas perguntas para ela e ela respondeu coisas muito entereçantesaber mais sobre o livro dela e o filme achei tudo bem divertido.

    micaeli

    ResponderExcluir
  10. Profª.ANA KELLY

    Nós gostamos da palestra da YEDDA, porque ela falou sobre o livro que nós lemos na sala foi atenciosa com as pessoas e ela deu autógrafos e foi muito legal beijos para a profª.ANA

    Elair e Shaiane

    ResponderExcluir
  11. a visita da Yedda goular foi muito legal. por que eu acho que pode ser uma única vez que a gente pode conhecer uma escritora legal e muito gentil com ,todos nós e foi interesante.
    Igor e Diogo

    ResponderExcluir
  12. A YEDDA tem 72 anos, ela começou a escrver o primeiro livro com 58 anos, ela gosta de ler muitos livros mas os livros que ela lê tem que passar uma boa mensagem para ela.
    Só que a coisa que não gostei foi ficar com a mão levantada bastante tempo cansei fiquei com a mão doendo e por cima não perguntei deu uma certa raivinha mas o resto gostei foi espetacular...

    ELAIR e SHAIANE
    TURMA:51

    BEIJOS DE NÓS.

    ResponderExcluir
  13. Profª Ana Kelly

    Eu gostei da Yedda porque ela é legal e gostei ainda mais porque fiz 2 perguntas para
    ela e a Yedda respondeu o que perguntei. Gostei do que ela explicou sobre o livro Aventuras na ilha da magia e sobre o filme.

    NOME: PALOMA DA SILVEIRA
    TURMA:51

    ResponderExcluir
  14. GOSTEI MUITO DA VISITA DA ESCRITORA AQUI NA ESCOLA PORQUE APRENDEMOS HISTÓRIAS NOVAS E CONHECEMOS A VIDA DA ESCRITORA YEDDA GOULLART E OS LIVROS DELA. TAMBÉM CONHECEMOS A IDADE DELA. ESPERO QUE A VISITA ACONTEÇA NOVAMENTE.

    JAQUELINE MARIA
    T 51

    ResponderExcluir
  15. Vini:A yeda é muito legal eu gostei dela porque ela é muito simpática. Não li o livro porque ainda não o peguei para ler mas sei que deve ser muito legal,adorei a idéia de colocar o nome dos netos dela nos personagens e gostei da parte em que mostra a ilha de Florianópolis.

    Edivan: Eu gostei dela porque ela é muito simpática e do filme dela também.

    ResponderExcluir
  16. A Yedda foi muito legal com a gente e o livro dela é bom de ler e o filme da obra dela tb. Aventuras na ilha da magia... nossa! Eu gostei muito desse livro! Chato porque a gente ficava enjoada porque a janela tava fechada e a minha alergia do pó e a professora não deixava nós ir tomar água...
    Beijos Prof


    nome:daiana
    serie:5 turma:51

    ResponderExcluir
  17. Nós gostamos muito porque não é todo dia que temos uma escritora na nossa escola.
    Yedda Goulart fez o livro "aventuras na ilha da magia" que foi o primeiro livro dela,
    mas ela fez outros livros para crianças pequenas e jovens que adoram os livros dela, se inspira muito em Santa Catarina.

    nome:Leonardo,Luiz. T. 51

    ResponderExcluir
  18. Nós adoramos a participação de Yedda Goulart.

    Ela é muito gentil e simpática.

    Adoramos também a coordenadora do projeto clube da leitura, seu nome é Heliete.

    Gostamos também da história que Heliete contou sobre a caixa.

    Adoramos fazer entrevista com Yedda Goulart.

    Yedda já escreveu 10 livros contando com livros infantis.

    Ela leva entre 9 a 6 meses para escrever seus livros...

    Seus escritores preferidos são: Fernando Pessoa,João Cabral,Vinicíus de Moraes.

    Amanda Marques e Ana Paula da Silva

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Nós gostamos muito , ela é legal ,divertida e simpática.
    O que nós mais gostamos foi que ela falou que os personagens são seus netos .


    Nossa turma 52 fez muitos trabalhos sobre ela a Yedda. Ficaram lindos todos se comportaram bem e ela adorou conversar com a gente

    Sobre Yedda!!
    Ela já fez 10 livros , o livro "Aventuras Ilha Da magia" tem 14 anos.
    Ela gosta muito de poesias , gosta dos autores Fernando Pessoa E João Cabral (entre outros).
    Gosta de ler desde de que o livro traga mensagens boas ,Já foi professora de português
    O seu primeiro foi publicado quando ela tinha 58 anos de idade!

    Amanda Carolina E Victória Regina Turma : 52

    ResponderExcluir
  21. YEDDA

    GOSTEI MUITO DE LER O SEU LIVRO,VER O SEU FILME E DE TE CONHECER VOCÊ. É MUITO QUERIDA! OBRIGADA POR TER VINDO AQUI NOS CONHECER A SUA AMIGA HELIETE ELA É MUITO LEGAL GOSTEI MUITO DA HISTÓRIA QUE ELA CONTOU ! ADOREI SABER MAIS SOBRE A SUA VIDA ,ESPERO QUE VOCÊ TENHA GOSTADO DAS NOSSAS PERGUNTAS E DOS NOSSOS CARTAZES COMO EU GOSTEI DE VOCÊ.
    APRENDI VÁRIAS COISAS SOBRE SUA VIDA... PARABÉNS POR SER UMA ÓTIMA ESCRITORA.

    ALUNA : FERNANDA FORNASA MARTINS

    TURMA : 52

    PROFESSORA : ANA KELLY

    ResponderExcluir
  22. Seu primeiro livro publicado foi com 58 anos de idade, com o nome de "aventuras na ilha da magia"
    Sua primeira profissão foi ser professora de português. Ela gosta de todo tipo de livro, pois gosta muito de ler.
    Quando jovem estudou em muitas escolas como o Catarinense ou a Osmar cunha...
    Quando escreveu o livro aventuras na ilha da magia, ela se inspirou na ilha na nossa ilha! Ela quis mostrar para todos as coisas boas da ilha de Floripa.
    Yedda achou bem legal ver seu primeiro livro ser publicado é como ser um agradecimento do seu esforço.
    Seu livro tem relação com sua vida pessoal, até seus netos fazem parte de seu filme tanto quanto seu livro!
    Para uma escritora como ela, não existem livros favoritos e sim o seu livro mais significativo que seria o seu primeiro.
    Ela só começou a escrever livros depois de inventarem o computador.
    Gostei muito de ela ter vindo na escola ela é muito gentil e divertida.

    Isadora Garcia
    T. 52

    ResponderExcluir
  23. A yedda é engraçada, divertida e muito gentil e inteligemte. O livro da yedda e muito interessante. Ela é muito simpática e legal D++ .
    As turmas 52 e a 51 adoraram a yedda e a entrevista foi muito legal! Todos fizemos poesia e desenho para a yedda =D


    Rosane Turma:52

    ResponderExcluir
  24. Yedda Goulart
    A chegada da Yedda Goulart na escola ebias.
    A gente ficou muito feliz porque ela veio na nossa escola, pois é muito gentil.
    Ela respondeu todas nossas dúvidas e falou sobre o livro dela.
    Ela sorteou uns livro pros alunos não foi todos que ganharam.
    E a gente agradece muito pela vinda dela.


    nome:Guilherme e Anderson.

    ResponderExcluir
  25. Adoramos quando Yedda aceitou o convite de vir a nossa escola porque nós alunos não sabÍamos muitas coisas sobre ela. Quase todos os alunos fizeram perguntas e Yedda só respondia com palavras criativas.Eu Ana Paula dos Santos e minha amiga Cristiane adoramos saber que ela adora ler e já publicou 10 livros. O livro AVENTURAS NA ILHA DA MAGIA tem os personagens Karolina e Gabriel que são netos de Yedda Goulart.
    Ela gosta de ler poesias do poeta Fernando Pessoa este é um dos poetas que ela mais gosta.Ela também disse que para escrever livros gosta de ler o mundo.

    ALUNAS:Ana Paula dos Santos e Cristiane.
    TURMA:52.

    ResponderExcluir
  26. Eu gostei de que ela responde ela responde corretamente e claro tambem eu goostei que ela veio aqui de graça para nos ver. E ela doou livros muito caros para alguns alunos. Ela tambem deu altógrafos para todos os alunos que pediram a ela. Ela tambem é muito alegre e isso é muito bome ela é criativa e escreve estórias muito boas e estimulantes. nome:julio e henrique

    ResponderExcluir
  27. Eu goste muito da vinda da Yedda Goulart ela respondeu várias perguntas, nos deu autógrafo, falou sobre a vida dela, contou de seus netos e falou que ela tem 72 anos e já escreveu 10 livros. Seu primeiro livro foi aventuras na ilha da magia. Ela escreveu muitos livros sobre as belezas de Santa Catarina e também nos contou que sempre gostou muito de ler que a matéria preferida dela sempre foi português. Ela gosta muito de poesia escrever textos! etc.

    nome:Mayelen Carolyne P. Kuhn e Andreza Monteiro
    turma:52
    serie:5

    ResponderExcluir
  28. A Yedda foi muito gentil adoramos ela me deu um autógrafo mais foi por muito pouco que eu ganhei um livro. O nome do livro é as aventuras na ilha da magia. A turma 51e a 52 Fizeram um desenho que ela adorou e foi engraçado que todos fizemos a mesma pergunta ficamos com vontade de ir lá no palco e dizer que eu adorei ela e assim foi a nossa entrevista adoramos seu livro e a sua história que ela seja cada vez mais criativa.





    de:moisés e marcos

    ResponderExcluir
  29. Eu achei a Yedda bem legal e gostei da historia que a Heliéte contou foi sobre a caixa mágica.
    Foi legal quando ela deu autógrafo.

    A Yedda foi bem legal com a gente.

    eu gostei da vinda para cá .
    o livro que ela fez o nome era as aventuras no mundo da magia .



    nome gracieledalpra

    ResponderExcluir
  30. Eu gostei muito da vinda da Yedda Goulart ela respondeu várias perguntas, nos deu autógrafo, falou sobre a vida dela, contou de seus netos e falou que ela tem 72 anos e já escreveu 10 livros. Seu primeiro livro foi aventuras na ilha da magia. Ela escreveu muitos livros sobre as belezas de Santa Catarina e também nos contou que sempre gostou muito de ler que a matéria preferida dela sempre foi português. Ela gosta muito de poesia escrever textos! etc.

    nome:Mayelen Carolyne P. Kuhn e Andreza Monteiro
    turma:52
    serie:5

    ResponderExcluir
  31. O PRIMEIRO LIVRO DA YEDDA FOI COM 58 ANOS E FOI O LIVRO "AVENTURAS NA ILHA DA MAGIA". A PRIMEIRA PROFISSÃO DA YEDDA FOI PROFESSORA. ELA TAMBÉM DISSE QUE GOSTA DE LER TODOS OS LIVROS QUE ELA PEGA PARA LER. AS ESCOLAS QUE ELA JÁ FOI VISITAR SÃO: O ESMAR CUNHA, CATARINENSE, RIBEIRÃO DA ILHA E ETC...
    ELA SE INSPIROU MUITO PARA ESCREVER SEUS LIVROS E DISSE QUE É MUITO LEGAL FAZER LIVRO, PORQUE ELA PENSA QUE SAI DO CORAÇÃO DELA. ELA TAMBÉM DISSE QUE O LIVRO "AVENTURAS NA ILHA DA MAGIA" FOI ÓTIMO DE ESCREVER E QUE TEM SEUS NETOS COMO PERSONAGENS.

    EMANUELLE DA SILVA T. 52

    ResponderExcluir
  32. Gostei muito da Yedda, os colegas fizeram muitas perguntas para ela e para a coordenadora do Projeto Clube Da Leitura ,Heliete. A Yedda é uma mulher muito dedicada À leitura. As turmas de quinta série do Ebias ficaram bem felizes com a presença da escritora e da Heliete.A Yedda jÁ escreveu muitos livros como AVENTURAS NA ILHA DA MAGIA que foi o primeiro livro que ela escreveu e foi o livro que as turmas de quinta série do turno matutino da escola Ebias leram e, ainda, fizemos um resumo deste livro. Fizemos perguntas sobre a vida pessoal dela e sobre a carreira dela YEDDA DE CASTRO BRASCHER GOULART muito obrigado a comparecer a escola EBIAS!

    LEONARDO
    TURMA:52

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito dessa entrevista com a Yedda porque gosto de conhecer quem tem a capacidade e o talento de escrever.

    Aluna:Gabriella
    Turma:52

    ResponderExcluir
  34. A Yedda foi muito gentil adoramos ela e ganhe um autógrafo e meu amigo ganhou o autógrafo que eu pedi para ela dar e ela sorteou livros e a metade da turma 52 ganhou mais livros do que a 51 mas a 52 fez mais perguntas do que a 51
    e adoramos a entrevista! A gente adorou muito legal.

    Gian da 52

    ResponderExcluir
  35. Yedda de Castro Goulart é uma escritora, e ela já escreveu muitos livros,o primeiro livro publicado foi "aventuras na ilha da magia". Yedda publicou esse livro quando tinha 58 anos de idade, além de essa
    ser a sua primeira obra, também é a mais conhecida. Yedda inspirou-se em Gabriel e
    Carolina, seus netos. Eu gostei de Yedda porque ela é gentil e legal. Nós fizemos uma pasta com desenhos e poesias com o nome dela, ela disse
    que amou. Yedda também falou que adorou nossa escola e os alunos.


    nome:monica aparecida rubin ribeiro idade:11

    ResponderExcluir
  36. Professora, sobre:
    Evento Maria Celeste
    Na 5ª feira anterior ao dia 11 de novembro, antes de a Maria Celeste entrar na sala de português todos os alunos estavam ansiosos com a chegada dela. Quando ela entrou na sala, todos começaram a cantar a música que a dona Sônia nos ensinou "Bom dia professora como vai" e deu para ver que ela ficou muito emocionada.
    Depois disso, todo mundo fez perguntas sobre a vida pessoal e do trabalho dela. No final, quase todo mundo pegou autógrafo com ela.
    Mas a parte que eu mais gostei foi a do "floquinho de carinho", foi muito legal o floquinho de carinho que foi inspirado numa história emocionante!
    Luciano
    t. 61

    ResponderExcluir
  37. Maria Celeste

    Eu gostei da visita da Maria Celeste foi muito especial.E isso é uma lição de vida para todos com a idade dela. Ela ainda costura e vende quadros para todos os países e ainda faz palestras para as escolas... é muito bom eu quero chegar a idade dela assim!
    Michael e Everton
    turma 61

    ResponderExcluir
  38. Maria Celeste
    Nós amamos a Maria Celeste, ela é muito simpática fofa e linda e a contadora de história, então, é um amor de pessoa, ela canta tão bem que as pessoas se impressionam!
    Todas elas foram um amor de pessoa com a gente, tiveram muita paciência com os alunos na hora de responder as perguntas. Amei os floquinhos de Carinhos.Nos gostaríamos de uma próxima visita.E também agradecer as professoras:Ana Kelly(Portugues),Maria luiza(geografia),Flaviana(matematica)e Roberta.

    Nome:Pamela e Miriã t:61

    ResponderExcluir